quarta-feira, 10 de junho de 2009

Diagnósticos sobre Psicopatas

Personalidade perversa – Caracteriza-se por uma acentuada debilidade dos sentimentos sociais que pode resultar da ignorância das normas éticas habituais, das exageradas tendências instintivas anti-sociais, da incapacidade de compreensão das obrigações morais. Nos casos de personalidade perversa, a inteligência quanto mais desenvolvida, mais grave torna o caso, porquanto ela é, então, utilizada para mascarar melhor os atos amorais. Estes são realizados, menos pelos resultados materiais que possam trazer, que pelo prazer ou satisfação que despertam.
Cleckley, estabeleceu, em "A máscara da saúde", alguns critérios para o diagnóstico do psicopata, em 1976, Hare, Hart e Harpur, completaram esses critérios. Somando-se as duas listas podemos relacionar as seguintes características:
1. Problemas de conduta na infância.2. Inexistência de alucinações e delírio.3. Ausência de manifestações neuróticas.4. Impulsividade e ausência de autocontrole.5. Irresponsabilidade6. Encanto superficial, notável inteligência e loquacidade.7. Egocentrismo patológico, autovalorização e arrogância.8. Incapacidade de amar.9. Grande pobreza de reações afetivas básicas.10. Vida sexual impessoal, trivial e pouco integrada.11. Falta de sentimentos de culpa e de vergonha.12. Indigno de confiança, falta de empatia nas relações pessoais.13. Manipulação do outro com recursos enganosos.14. Mentiras e insinceridade.15. Perda específica da intuição.16. Incapacidade para seguir qualquer plano de vida.17. Conduta anti-social sem aparente arrependimento.18. Ameaças de suicídio raramente cumpridas.19. Falta de capacidade para aprender com a experiência vivida.

K. Eissler, no final da década de 40, considerava os psicopatas como indivíduos com ausência de sentimentos de culpa e da ansiedade normal, superficialidade de objetivos de vida e extremo egocentrismo.
Os irmãos Mc Cord, em 1956, descrevem sua "síndrome psicopática" com as seguintes características: escasso ou nenhum sentimento de culpa, capacidade de amar muito prejudicada, graves alterações na conduta social, impulsividade e agressão.

http://virtualpsy.locaweb.com.br/index.php?sec=91&art=149

Nenhum comentário: